5 DICAS ÚTEIS PARA AULAS MÉDIAS/GRANDES

Dar aulas sempre foi para mim uma paixão, um desafio, mas também um conforto. Dou aulas por conta própria à 19 anos, mas efetivamente são já 23 anos de experiência na arte de partilhar...

Posso afirmar que ao longo de 23 anos cometi muitos erros, aprendi com todos eles! Já dei aulas com as mais diversas situações, em locais improváveis e a pessoas bastante diferentes. Muitas aulas particulares, um a um...já dei aulas a pequenos grupos, a grupos médios e a grupos grandes...muito grandes.

Hoje resolvi escrever-vos 5 dicas básicas para quem tem uma classe média/grande. Espero que vos ajude!

Dica #1
Adotem a regra de nunca terem um aluno sentado à espera que chegue a sua vez. Dividam sempre a classe em grupos. Eu gosto de dividir em grupos de 3 ou 4 alunos. desta forma o tempo entre cada aluno é mínimo. Podem ainda optar por colocar um apontamento no exercício de forma a usar o tempo de espera, ou seja, após o aluno efetuar o exercício esperado, volta para o fim da linha e aí, desenvolve outra atividade, que pode passar por exemplo por fazer 3 flexões de braços. Este simples apontamento, vai reduzir ainda mais o tempo de espera entre a realização do exercício principal.

Dica #2
Planifica sempre as tuas aulas para o mínimo de supervisão possível, Ou seja, se tens uma classe média/grande, se escolheres exercícios complexos que exijam muita supervisão da tua parte, vai correr mal porque não consegues estar em todo lado ao mesmo tempo. Por exemplo, sempre que eu preciso de dar atenção a um grupo de alunos específico, os outros devem estar a realizar um qualquer outro exercício. Se o espaço for reduzido e não houver espaço para isso, então por exemplo enquanto corrijo um grupo na execução de um Kata, os restantes alunos ficam na posição de Kibadachi encostados à parede para fortalecer as pernas. Vou trocando os grupos e os exercícios...

Dica #3
Numa aula desta dimensão, irás ter pouco tempo individual para cada aluno. Deves compensar sempre essa falta, tocando fisicamente em todos os alunos, usando o seu nome próprio e especialmente deixando sempre algo de positivo e algo a melhorar.

Dica #4
Sempre que o grupo é grande, especialmente com crianças, é fundamental que os aquecimentos dinâmicos e os jogos não envolvam grande contacto físico, uma vez que a probabilidade de haver colisões, choques e alguém sair magoado é grande. Assim sendo, ou proteges as crianças com capacetes ou então opta por jogos como as estafetas que apesar de ser um jogo de equipa, o desempenho é individual e sem contacto físico.

Dica #5
Esta é talvez a dica mais importante de todas. Planear, planear, planear!!! Independentemente de ser uma aula grande, média ou pequena, a planificação vai sempre tornar tudo melhor. Uma boa planificação, bem cuidada e assertiva faz a diferença. Torna a planificação a tua melhor alheada.

Por hoje é só. Muito obrigado pela vossa atenção e até breve...

Aloha & Mahalo pono!
Nuno Nunes