6 ACÇÕES DIÁRIAS QUE IRÃO MELHORAR A MINHA MEMÓRIA

Constantemente sou confrontado com pacientes e alunos, que se queixam com falta de memória, seja na sua vida diária, seja na capacidade de reter conhecimento nos treinos. Assim sendo, aqui ficam algumas dicas importantes para estimular um dos músculos mais importantes no corpo humano:

6. Comer correctamente.
Os alimentos que come e não come, desempenham um papel muito importante na sua capacidade de retenção. Legumes frescos são essenciais, assim como gorduras saudáveis. Os açúcares e toda a alimentação processada devem ser abolidos. Brócolos, couve-flor e nozes, são outros que têm uma acção determinante.

5. Exercício físico.
O exercício físico encoraja o cérebro a trabalhar com melhor desempenho, estimulando as células nervosas a multiplicaram-se, fortalecendo assim as ligações cerebrais.

4. Faz uma coisa de cada vez.
Durante muito tempo fomos levados a acreditar que fazer várias coisas ao mesmo tempo era sinal de inteligência e que seria um objectivo a alcançar. Nada mais longe da verdade! Numa analise mais especifica, o “multitasking” pode efectivamente retardar a sua capacidade para acção, torna-lo mais propenso ao erro e por último desgastar o cérebro ao ponto de causar falta de memória.

3. Uma boa noite de sono.
O sono é o mecanismo inato necessário para todo o corpo restabelecer os seus processos metabólicos. Se não tiver uma boa noite de sono, é provável que o seu cérebro não “desligue” por completo, acumulando assim informação do dia anterior. Desta forma, no dia seguinte estará mais “pesado” e com mais dificuldade de retenção. Dormir bem é fundamental para uma boa memória. Dormir bem, não é sinónimo de dormir muito...

2. Saúde intestinal.
Um bom movimento intestinal é fundamental para uma boa memória...e não só! Há uma ligação directa entre a flora intestinal e o normal funcionamento do cérebro. Existem no intestino, neurónios responsáveis pela produção de neurotransmissores como por exemplo a Serotonina, responsável pelo humor. Uma das formas benéficas de apoiar a saúde intestinal é consumir bactérias benéficas para o intestino, nomeadamente, legumes, frutas e sementes.

1. Desafia-te!
Sair da zona de conforto, ajuda bastante a memória. Fazer coisas novas, aceitar novos desafios, é uma actividade cerebral estimulante, que vai a médio prazo produzir resultados muito significativos e duradoiros, na tua capacidade de memória.