A CLAREZA DOS OBJECTIVOS...

É muito importante para mim enquanto mentor desta escola, ter objetivos bem definidos, em todas as áreas de ação, nas quais estamos envolvidos. No outro dia, em conversa com várias pessoas, alunos e não alunos, entendi que é igualmente importante comunicar esses mesmos objetivos de forma clara e precisa, de forma a que todas as pessoas possam ter acesso à linha condutora e aí fazerem opções conscientes. Tendo em conta que vivemos num mundo com duas realidades distintas, ou seja a realidade "real" e a interpretação pessoal de cada um, se esta mensagem não for transmitida de forma limpa e transparente, podem surgir diferentes interpretações e isso pode não ser muito bom...

Assim sendo, aqui ficam os três principais objetivos da ETAMC, devidamente explicados:

3. A ETAMC tem como objetivo o ensino, promoção e divulgação do Sistema Tradicional da Família Lim. A ETAMC é neste momento a legitima herdeira de uma tradição muito específica, o Sistema Tradicional da Familia Lim. Composto por três vertentes bem definidas: Lim Kenpo, Lim Medicine e Lim Culture, este legado foi e continua a ser transmitido para nós, diretamente pelo patriarca da família, o Soke George Lim. Esta é uma tradição que pretendemos dar continuidade e consistência.

2. A ETAMC tem como objetivo a promoção de uma comunidade mais justa e igual para todos. Reconhecendo a importância de um desenvolvimento comum e conjunto, a ETAMC tenta diariamente desenvolver atividades de promoção da igualdade e a justiça nas interações sociais. Não existem seres humanos de primeira e seres humanos de segunda. "Todos diferentes mas todos iguais", este foi um slogan muito usado nos anos 90, mas que infelizmente, ainda não está espelhado na forma como interagimos uns com os outros.

1. A ETAMC tem como objetivo o desenvolvimento pessoal dos seus alunos. Este é sem dúvida o ponto mais importante de todos. Tudo o que fazemos está direcionado para o desenvolvimento pessoal dos nossos alunos. Para isso usamos ferramentas específicas, ou seja, a prática das artes marciais tal como nós as vimos, vai muito além do aperfeiçoamento técnico ou das capacidades de defesa pessoal, tudo isso são apenas danos colaterais, inerentes ao objetivo final, dar aos nossos alunos conhecimento físico, trabalhar a disciplina, a concentração, a perseverança, atitude, etc...igualmente todos os projetos de apoio social estão intimamente ligados, antes e primeiro que tudo aos voluntários e ao seu desenvolvimento enquanto seres humanos e só depois os recetores dessas ações. Na ETAMC o foco principal são sem dúvida os seus alunos!

Espero que estas curtas palavras, sirvam para ajudar atuais e futuros alunos a definir os seus próprios objetivos, no que respeita à sua ligação com a ETAMC. 



Boa sexta-feira e bom fim-de-semana.
Nuno Nunes