A IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA

Na ETAMC damos muita importância á auto-estima dos nossos alunos. A auto-estima é algo extremamente importante na vida de um adulto, já que atua como uma defesa capaz de nos proteger dos desafios e situações difíceis que a vida nos apresenta.

No entanto, não é só na vida adulta que a auto-estima é importante; ela também é fundamental durante a infância e a adolescência. 

Aqui ficam alguns dos pontos mais importantes das nossas aulas, no que respeita ao desenvolvimento da auto-estima:

> Na ETAMC incentivamos, mas não elogiamos em excesso. O sentimento de satisfação por atingir um determinado objectivo, ou o sentimento de "dever cumprido" são importantes, no entanto não devemos elogiá-los constantemente mas sim nos momentos em que realmente fazem sentido. 

> Na ETAMC não fazemos comparações. Cada aluno tem as suas capacidades, aptidões, gostos pessoais e particularidades. Se somos todos únicos, para quê comparar?

> Na ETAMC criamos espaço para os alunos errarem. Sempre com o máximo de segurança, é importante não criar nas crianças o estigma/medo do erro. Para desenvolver a auto-estima é preciso entender também a importância da persistência, de tentar de novo, de se esforçar para alcançar os objetivos.

> Na ETAMC damos aos nossos alunos autonomia e responsabilidades. Em todas as idades as crianças têm capacidade para receber uma quantidade de autonomia e de responsabilidade. Pode ser algo simples como guardar o cinto do Instrutor, ou algo um pouco maior como ser responsável pelo aquecimento ou pelo material utilizado na aula. Esta autonomia ajuda a desenvolver a confiança própria e faz com que se sintam mais úteis e valorizadas.