ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Comida é informação! Cada vez que levamos um alimento à boca, o nosso corpo processa a matéria ingerida à nossa imagem. Ou seja, transformamos matéria em matéria.

Em Medicina Chinesa, a matéria denomina-se Jing e divide-se em 3 jing´s: anatómico, sensorial e mental.

> Jing Anatómico - inclui todas as estruturas do corpo, por exemplo, ossos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos, músculos e pele.

> Jing Sensorial - inclui os orgãos dos sentidos: audição, visão, fala, paladar e tacto.

> Jing Mental - inclui as actividades mentais: acção, imaginação e criatividade, memória, concentração e raciocínio e percepção.

Tudo o que absorvemos, transforma-se em jing anatómico, sensorial e mental mas específico da nossa individualidade. Se comermos uma maçã … a maçã transforma-se em nós; se comermos peixe … o peixe transforma-se em nós, se bebermos coca-cola … a coca-cola transforma-se em nós!

Aquilo que somos enquanto pessoas e a nossa transformação depende daquilo que comemos: “Nós somos aquilo que comemos!”

Sempre que absorvemos algo (alimentos, pensamentos, atitudes, ambiente) tornamo-lo parte integrante da nossa memória actual e futura.

É da nossa responsabilidade a informação que deixamos entrar em nós para nos nutrir. A escolha dos hábitos alimentares, no entanto, sofre condicionamentos baseados na cultura, educação, tradição, economia, ecologia, religião, etc.

Quanto mais artificial for a dieta, mais difícil é a digestão e assimilação e o ser humano diminui o seu potencial enquanto parte integrante do Todo. A ligação à Natureza fica comprometida em consequência da degradação da matéria.

Existe um caminho de retorno ainda disponível para as gerações vindouras: alimentação consciente !  

Eleger uma alimentação com base na sustentabilidade do planeta Terra com boas práticas de agricultura e compaixão pelos nossos animais elevando o ser humano à sua expressão máxima de Vida!

17 de Novembro de 2017
Susana Rodrigues