CHAZINHO E TORRADAS

Na Clínica da ETAMC damos muita importância à nutrição. Para nós, a dieta é não só um dos factores mais importantes na manutenção da saúde, como também fulcral na recuperação de vários desequilíbrios.

Muitas vezes quando perguntamos quais os hábitos alimentares ao jantar, recebemos a seguinte resposta: “eu não janto quase nada, bebo só um chazinho e umas torradas, com uma peça de fruta ou duas...”. Esta resposta é dada com a convicção de que estão a tomar uma boa decisão alimentar. Ora nada mais errado!

Tanto o pão como a fruta dão ao nosso corpo hidratos de carbono. Os mesmos são o melhor combustível para as células, proporcionam a energia química necessária para as funções corporais adquiridas, como o exercício muscular, a manutenção da temperatura corporal, digestão e assimilação de nutrientes. Tudo o que não precisamos quando vamos dormir!

Será portanto melhor ingerir proteína à noite. A proteína tem a particularidade de nutrir os processos inatos...muito mais indicado portanto para as alturas que antecedem o repouso. A proteína é fundamental para a construção de novos tecidos, actua no sistema imunitário, agem como catalisadoras das reacções químicas do metabolismo e actuam na regulação de todo o processo hormonal.

Desta forma, podemos concluir que a proteína tem uma função construtora e reparadora do organismo e do metabolismo. Assim sendo, é preferível colocar de parte o chazinho e as torradas e comer uma carne (branca) grelhada com legumes, ou uma pescada cozida com feijão-verde, por exemplo...