CHI KUNG E OVOS COZIDOS

Hoje em dia vivemos muito acelerados! Tudo tem de ser agora, para já, ou melhor, para ontem...não foi à muito tempo que para fazer uma simples transferência bancária, por exemplo, precisávamos de uma hora na fila do banco. Hoje em dia conseguimos fazer essa mesma transferência em apenas 5 minutos, a partir do conforto de nossa casa.

Este é apenas um simples exemplo do salto qualitativo que a nossa vida deu nos últimos anos, no entanto, nunca vivemos tão acelerados, nunca o tempo foi tão pouco...

Com a Internet, as notícias ao minuto, os smartphones e todas as novas tecnologias, conseguimos comunicar e conhecer o mundo aqui e agora...mas nunca tivemos tão distantes!

Esta ilusão de falta de tempo, afecta também a prática...seja das Artes Marciais ou das Artes Curativas. Neste momento, já é bastante positivo um aluno ir a todas as aulas, esperar que o mesmo dedique algum tempo por dia a treinar, fora do contexto das aulas é na esmagadora maioria uma utopia.

Por norma, à segunda-feira gosto de cozer ovos! Ficam assim cozidos para o resto da semana, em vez de o fazer todos os dias. Hoje, enquanto esperava que os ovos cozessem, virei-me para a janela da cozinha e assumi a postura da Árvore (Exercício de Chi Kung) e contemplei o exterior. Durante 15 minutos contactei com a minha energia interna e se não o fizesse mais durante o dia, aquela tinha sido a minha prática (felizmente fiz, arranjei mais tempo).

Por vezes dizemos a nós próprios que não temos tempo...é só uma ilusão da nossa mente! Se quisermos verdadeiramente conseguimos arranjar um tempinho para aquilo que é importante e nos faz bem, seja no comboio, no autocarro, na fila do supermercado ou a cozer ovos...

Boas práticas!