O ENVELOPE VERMELHO



Símbolo de boa sorte e protecção, o envelope vermelho tem sido utilizado pela cultura chinesa à séculos. Acredita-se que a tradição do envelope vermelho teve início durante a época da Dinastia Sung. 

O vermelho é uma cor popular entre o povo chinês e é tipicamente utilizada como a cor da boa sorte. O envelope vermelho simboliza assim a saúde, a energia e a vitalidade. Assim sendo, colocar dinheiro num envelope vermelho limpa a negatividade do mesmo e fornece felicidade para o seu destinatário.

Este envelope deverá ser sempre oferecido com as melhores das intenções e nunca ser usado para fins negativos. Os destinatários tradicionais do envelope vermelho, recebem o mesmo com as duas mãos  juntamente com uma leve vénia. Quem recebe o envelope, nunca deve abrir o mesmo na presença da pessoa que lhe fez a oferta. 

Os envelopes podem ser simples ou decorados com símbolos artísticos que significam benções, vida longa, prosperidade e boa saúde. Podem incluir imagens de Buda ou animais do calendário zoodíaco chinês. 

Tendo em conta a importância que a numerologia tem para o povo chinês, o valor escolhido para o envelope vermelho não é aleatório. Normalmente opta-se por valores multiplos de 9, dependento da celebração e da pessoa em questão.

Esta tradição chinesa, desde cedo, foi adoptada pela comunidade marcial chinesa, sendo até aos dias de hoje preservada como a mais elevada forma de relacionamento económico na relação Mestre/Aluno.

Existem escolas que seguem ao promenor todos os critérios da tradição. Outras há que mantêm o conceito vivo, mas são flexiveis no detalhe. No caso da ETAMC, o conceito é sem dúvida o mais importante e seguindo o lema da escola "Onde a tradição se funde com a evolução", somos sem dúvida flexiveis, deixando ao critério de cada aluno a forma como aplica este conceito. 

Nas artes marciais, o envelope vermelho serve o propósito de agradecer ao Instrutor/Mestre, tudo o que o mesmo faz pela escola e pelo aluno em particular. É um agradecimento e nunca um pagamento! 

Se estiver instituído o método do envelope vermelho numa determinada classe, o mesmo deverá ser entregue aquando dos primeiros treinos do mês. Caso seja num estágio ou outra qualquer formação, o envelope deverá sempre ser entregue antes do início da actividade e nunca no fim. Novamente, o mesmo deve sempre ser encarado como um agradecimento...

O valor do envelope deve sempre respeitar, em simultâneo, três princípios básicos:

1. O valor que tem para cada um pessoalmente os ensinamentos recebidos.

2. O nível de gratidão que cada um sente pessoalmente pela pessoa a quem dá o referido envelope.

3. A quantia que cada um pode dar sem que tenha implicações directas na sua vida ou na vida da sua família.