PARA ALÉM DO ÓBVIO...

Várias vezes em conversa com os alunos, acabamos por concluir que é difícil explicar a outras pessoas, o gosto que temos pela prática marcial. Por vezes, temos tanta vontade de fazer passar uma mensagem (a nossa experiência positiva), que o que chega à percepção de quem ouve, é exactamente o contrário. Concluímos sempre que é melhor não dizer nada e apenas deixar o convite em aberto para uma experiência na primeira pessoa.

Então, primeiro que tudo é óbvio que a prática de Artes Marciais, vai dotar os seus praticantes de ferramentas eficazes e comprovadas para a defesa pessoal! Hoje, decidi refletir sobre este assunto e pensar para além do óbvio! Assim sendo, para além dos benefícios referidos, a prática regular desenvolve, os seguintes atributos:

> Flexibilidade: A prática ajuda a ganhar agilidade e flexibilidade em todos os grupos musculares mais importantes.

Força: Não trabalha apenas a flexibilidade, mas também a força muscular através de exercícios funcionais repetitivos e dinâmicos.

Resistência cardiovascular: O calor e o movimento contínuo utilizados durante um treino, aumentam a frequência cardíaca e desenvolvem no praticante maior força cardiovascular.

Melhora a proprioceção: Ao combinar o movimento com a respiração e com o foco mental nos exercícios, a prática marcial transforma-se numa grande ferramenta para desenvolver o controlo sobre a coordenação muscular.

Foco mental: Durante os treinos trabalha-se o foco nas instruções, o movimento, a respiração, a técnica e o alinhamento corporal para desenvolver uma estável e centrada concentração.

Integridade física: Com a prática regular integra-se regularmente o treino da zona inferior e superior do corpo, assim como a zona anterior e posterior.

Energia: Durante a prática obtém-se mais oxigénio no fluxo sanguíneo e nas células, graças ás diferentes dinâmicas respiratórias, necessárias no treino, que nos levam a ter mais energia mental e muscular.

Bem-estar: O resultado da combinação entre o esforço físico, com o controlo da respiração e o foco mental é a obtenção de um profundo bem-estar físico e mental.

Integração social: O Ser Humano, na sua natureza apresenta características sociais. A prática marcial, apesar de cair na categoria de actividades isoladas ou de "não colectiva", desenvolve um sentimento de pertença e proximidade em todos os seus praticantes.

Resumindo, se conseguir colocar de fora a parte dos "socos e pontapés", aqui ficam 9 razões simples mas muito importantes, para se juntar a nós...