PORQUE FALHAMOS?

Frequentemente damos por nós a tentar fazer dietas e regimes, muito rigorosos, de forma a conseguirmos perder aqueles quilos a mais. Queremos perder rapidamente aquilo que foi acumulado ao longo dos anos...

90% das vezes, falhamos!

E porque falhamos? Falhamos porque cometemos normalmente dois erros básicos. O primeiro é efetivamente achar que precisamos de fazer uma dieta, e entenda-se por dieta um conjunto de ações desenvolvidos num determinado período de tempo, com o objetivo específico de perder peso.

Ora se temos peso a mais o que nós precisamos não é de uma dieta mas sim de uma mudança no estilo de vida, que originou esse excesso de peso. Um estilo de vida que inclua exercício físico, uma alimentação equilibrada e boa disposição. Esta última parte é muito importante, pois o corpo e a mente estão ligados e quando temos dificuldade em "digerir" as nossas emoções, gradualmente ganhamos também essa "qualidade" a nível físico. Se temos tendência para nos agarrar ás coisas da vida, principalmente ás más energias e emoções, também o nosso corpo se vai "agarrar" ás más gorduras que lhe damos...

O segundo erro é achar que temos a disciplina necessária para facilmente quebrar uma rotina de anos... não temos! O Ser Humano é feito de hábitos e está comprovado que são necessários pelo menos 3 meses de atividade seguida, para que o nosso sistema assuma essa nova "tarefa" como sua.

As alterações de sucesso dão-se gradualmente do interior para o exterior. Assim sendo, a primeira ação será sem dúvida criar vários rituais na sua vida, que lhe permitam estar em consciência nas ações diárias relacionadas com a sua saúde.

Todos os hábitos são incompletos! Devemos alterar cada um dos nossos hábitos para rituais, esses sim, são a base da existência humana.

Hábito = Tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos; rotina; automatismo.

Ritual = Conjunto de regras ou procedimentos que devem ser seguidos num ato solene ou formal, em consciência; Cerimonial; Etiqueta.

Um ritual é composto por três "C": Cadência; Consistência; Consciência. São estas três premissas que mudam tudo na mente humana. O hábito retira-nos o controlo consciente e coloca-nos em piloto automático, o ritual exige a presença da consciência pelo que nos devolve o controlo da situação.

Acredito que o pensamento correto tem um lugar preponderante no resultado final de qualquer ação e portanto é bastante significativo e importante os seus pensamentos estarem em sintonia com as suas ações...