AUMENTAR A PRODUTIVIDADE...

Olá a todos,

Esta semana resolvi escrever-vos sobre produtividade. Todos nós queremos ser mais produtivos! Uns para fazerem mais coisas em menor tempo, para assim conseguirem tempo extra para assumir outros projectos, de forma a conseguirem "subir" na carreira, outros, como é o meu caso, querem apenas ser mais eficientes de forma a aumentarem o tempo livre, para aproveitar a vida e aquilo que realmente importa. Qualquer que seja o teu caso, acho que podes lucrar com estes apontamentos...

> PROGRAMAR PAUSAS REGULARES (E FAZÊ-LAS)
Planeia pelo menos dois intervalos de 15 minutos e uma pausa para o almoço que se estenda cerca de 30 minutos para além do tempo da refeição. Planeia estas pausas, todos os dias! Afasta-te do espaço de trabalho e vai dar um passeio, ouvir música ou apenas olhar para o céu.

Os intervalos regulares dão à tua mente a oportunidade de descomprimir, para que estejas pronto para voltar ao trabalho com o foco renovado. 

Termina o teu dia de trabalho com um passeio pelo parque ou levanta-te meia hora mais cedo para teres tempo de te sentar, comer e beber sem pressa. Junta-te a uma classe de Chi Kung ou Artes Marciais, tira uma folga e vai ao cinema com um amigo ou vai acampar e lê um bom livro (estou a ler "A conquista da Felicidade" de Bertrand Russell e estou a adorar). Podes optar por jogar um jogo de tabuleiro com os teus filhos, ou explora preguiçosamente novos locais para passear. 

Percebeste o objectivo? Seja o que for que faças, certifica-te de que estás a planear o teu tempo para actividades que te alimentam a ti, não alimentam o trabalho!


> RE-PENSA OS TEUS SNACKS E ALMOÇOS
Alguns estudos recentes descobriram que comer muitos alimentos ricos em hidratos de carbono diminui consideravelmente a produtividade (já a minha avó dizia que as batatas faziam sono...). Também sabemos que lidar com a baixa taxa de açúcar no sangue (consequência de "saltar" refeições, não comer proteína suficiente), faz com que o fim da tarde comece mais cedo e terá com certeza um impacto profundo na tua produção.

Não tenhas medo de comer uma bolacha aqui e ali, ou almoçar no restaurante pontualmente; mas dá prioridade a lanches e almoços saudáveis.  Gasta um pouco do teu dia de folga a preparar comida para que possas ter tempo de escolher a tua alimentação.

Lava e prepara os teus produtos, cozinha uns ovos, grelha um pouco de frango e faz um bom arroz. Junta um pouco de queijo fatiado e frutos secos. Assim, terás um pequeno-almoço rápido e lanches mais saudáveis. 


> DECORA O ESPAÇO DE TRABALHO
Está escrito, (não por mim), que um espaço de trabalho visualmente agradável aumenta a produtividade em cerca de 15%. Não é preciso decorar totalmente o espaço de trabalho, mas criar um espaço para uma planta de mesa, acender uma vela e/ou pendurar algumas peças de decoração na parede, vão fazer com que a tua criatividade flua de forma mais "limpa" e pode fazer a diferença...


> FAZ DA DIVERSÃO UMA PRIORIDADE
A diversão é muito parecida com as pausas. Ter um tempo só para ti faz com que o lado do teu cérebro que processo o "trabalho" descanse um pouco. Tenta "roubar" 30 minutos ao teu dia para fazeres algo de divertido...tenta igualmente, uma vez por semana, criar uma janela de tempo maior para fazeres qualquer coisa maior, que te faça rir, ou pelo menos que te divirta!


> EXERCÍCIO FÍSICO
Não, não é preciso acordares antes do nascer do sol e treinares como um louco num campo de treino. Nem sequer há necessidade de te inscreveres num ginásio (onde pagas a mensalidade mas nunca vais). E também não precisas correr 20 Km todas as semanas.

O exercício não tem que te dar aquela sensação de "não aguento mais". Dá um passeio, faz uns agastamentos antes de tomar banho, hoje em dia existem planos de treino que podem mudar a tua condição física a médio prazo, que demoram 10 minutos a fazer.

Vários estudos mostram que o exercício físico regular aumenta os níveis de energia, a criatividade e a produtividade, tudo ao mesmo tempo que reduzem a "confusão" mental.


Resumindo, o objectivo é tornares-te uma prioridade! E colocares isso na agenda...