NOVE BOAS RAZÕES PARA PRATICAR ARTES MARCIAIS...

Aloha,

Agosto está no fim, e portanto está na altura de começar à procura das actividades extra-curriculares para o seu filho. Neste post enumero nove boas razões para inscrever o seu filho numa escola de Artes Marciais...espero que gostem!

1. Defesa Pessoal
Esta é a principal razão pela qual a maioria das pessoas decide praticar artes marciais, e qualquer estilo é uma óptima maneira de aprender a defender-se. As artes marciais ensinam não só as técnicas para se defender como também a maneira de pensar - antecipar e evitar perigos potenciais. O treino ajuda a criar os reflexos de que precisa se estiver numa situação perigosa e dar-lhe-á a confiança para se defender e lutar se necessário.

2. Auto-confiança
À medida que as crianças se tornam mais capazes no seu estilo marcial, a confiança delas ganha um grande impulso. Elas tornam-se mais seguras e confiantes. O encorajamento dos seus instrutores ajuda muito a alcançar este objectivo. 

3. Cintos e Graduações
Os cintos e as graduações são um reconhecimento público pelo esforço e progresso do aluno. Este sistema ensina as crianças a estabelecer metas e alcançá-las, perseverar e priorizar.

4. Disciplina
O treino das artes marciais expressa a frase: "a prática faz a perfeição". Numa aula, um aluno pode realizar um movimento uma única vez ou então uma série de movimentos centenas de vezes. Isto ensina ao aluno que o progresso acontece sempre durante pequenas melhorias nas técnicas, na resistência, na flexibilidade ou no poder - estes ocorrem através da repetição.

Mesmo no combate - onde o aluno mostra como pode aplicar as suas habilidades - ainda existem regras e protocolos a serem seguidos. Tudo isto ensina as crianças a respeitarem-se mutuamente e a serem justos - lições que acompanham as suas vidas. Também lhes ensina que têm que se comprometer a praticar mesmo quando não se sentem bem. 

5. Realização individual | Ninguém se senta no banco...
Muitas crianças tem a oportunidade de experimentar os benefícios das artes marciais desde muito novas, no entanto, a maior parte delas abandonam os seus treinos quando chegam à adolescência para praticarem outro tipo de desporto de equipa.

Embora haja muitas lições a aprender com desportos de equipa ou individuais, este modelo geralmente favorece os jogadores mais desenvolvidos fisicamente, ao mesmo tempo que afasta os participantes que demoram mais tempo ao mesmo nível.

Os treinadores tem acesso a um suprimento infinito de jogadores que se renovam a cada ano, os grandes e fortes são escolhidos e jogam enquanto que os que são menos desenvolvidos fisicamente ficam no banco. Isto leva a uma disparidade ainda maior no desenvolvimento das habilidades dos adolescentes. Nas artes marciais, o banco está sempre vazio, todas as crianças são iguais. Naturalmente algumas crianças desenvolvem as suas habilidades mais cedo do que outras, mas pessoalmente descobrimos que muitas crianças que começam com atributos atléticos subdesenvolvidos, como a força, a velocidade e o tamanho, acabam por ser alguns dos nossos melhores alunos.

Se o seu filho é uma maravilha atlética e tem talentos naturais, o atletismo pode muito bem ser o melhor para ele, mas se quiser que todo o potencial do seu filho seja nutrido durante anos de treino disciplinado e diligente, procure uma escola de artes marciais... 

6. Igualdade de Género    
Embora muitos pais considerem as artes marciais para os seus filhos, não considerariam o mesmo para as suas filhas. No entanto, as artes marciais são um dos poucos desportos que os rapazes e as raparigas podem e devem treinar juntos.

As artes marciais também dão oportunidade de irmãs e irmãos treinarem juntos e aprenderem uns com os outros (para não mencionar a conveniência de ter todos os filhos a treinar num sítio só).

7. Pode praticar com eles
A maioria das escolas de artes marciais oferece aulas para adultos e crianças. As classes geralmente são seguidas uma à outra. Isso significa que pode assistir ao treino do seu filho e, de seguida, eles podem assistir ao seu treino.

Se tiver espaço adequado para isso, podem praticar uns com os outros em casa e aprendem entre vocês. Isto dar-lhe-á uma ferramenta de união com os seus filhos...

8. As artes marciais não são sobre força bruta, mas sim sobre controlo
Qualquer arte marcial deve ser praticada com a mentalidade de que o nosso adversário será sempre maior e mais forte que nós. Esta técnica e tenacidade mental devem ser perseguidas acima de todos os atributos físicos.

9. Desenvolvimento atlético
O principal objectivo das artes marciais é a proeza técnica e a perseverança, mas o treino em si é um treino de corpo inteiro - pernas, braços, abdominais e cabeça precisam de estar em constante movimento para executar correctamente uma técnica. Muitos atletas profissionais aprendem artes marciais para melhorar as suas habilidades de jogo.