ATITUDES PARA UM CORAÇÃO MAIS FORTE

Há muito que podemos fazer pela saúde cardíaca. Primeiro que tudo, e mais importante, deixar de fumar. Porquê? Para já, porque o tabagismo acelera o endurecimento e o estreitamento das artérias, tornando duas a quatro vezes mais provável um fumador sofrer um entupimento por coágulo sanguíneo do que um não fumador. Desde há anos, os investigadores vêm documentando os benefícios de não fumar, especificamente para a saúde cardíaca. Passados uns meros 20 minutos sobre o seu último cigarro, a pressão arterial e a pulsação baixam. Passado um ano, os riscos de doença das artérias coronárias reduzem-se para metade, e passada uma década, os riscos de AVC tornam-se iguais aos de um não fumador, independentemente da idade que se tinha quando se deixou de fumar.

Depois, dê um passo positivo - literalmente. Saia para a rua e vá dar um passeio. Se fizer uma caminhada de cerca de 30 minutos por dia, a um passo mais acelerado, irá colocar as probabilidades a seu favor, especialmente se adoptar igualmente hábitos alimentares saudáveis. Alimentos ricos em Omega-3, fruta e legumes diminuem o risco de doença cardíaca. 

Para além dos pontos já mencionados, que são os principais, deixo-vos mais 3 conselhos que acho igualmente importantes para a saúde do coração:

> Beba um copo | Ingira 125 ml (um copo) de vinho ao jantar. De acordo com um estudo produzido em Espanha, este hábito pode reduzir até 50% o risco de doença cardíaca.

> Aprenda a meditar | Meditação não tem nada haver com religião. A meditação é apenas uma forma de introduzir alguma calma no seu dia a dia. Basta a mesma ajudar a controlar os níveis de stress, para reduzir o risco de doenças coronárias. Práticas como o Yoga e o Chi Kung, são igualmente recomendadas.

> Reserve tempo para se divertir | Uma enormidade de estudos comprovam que o riso é bom para a saúde. Agendar diariamente ou semanalmente que seja, algo que o divirta é fundamental para o bom funcionamento do coração. Um jantar com amigos, assistir a espetáculo ou um passeio pela praia. Seja o que for não interessa, desde que se divirta!