PARCEIROS DE TREINO

CUMPLICIDADE
TOLERÂNCIA
FRATERNIDADE

No dojo, em cima do tapete somos todos...filhos do mesmo pai! Cada um de nós, manifesta o que aprendeu dos ensinamentos do Sensei, "aquele que nasceu antes".
Cada um de nós rouba ao Sensei uma característica, um detalhe, um pormenor, ... manifesta também todas as experiências anteriores, todos os filtros, a educação que vem de trás.

Os parceiros de treino potenciam-se mutuamente e crescem juntos ao longo da aula e dos anos de treino em conjunto. Criam-se ligações para a vida. Ligações profundas...damo-nos um ao outro! É uma entrega!

Aprendemos cada detalhe do nosso parceiro pela forma como se mexe, pela postura corporal, pelo tom de voz, pelo riso, até mesmo antes de entrar no dojo...
Mais ou menos perseverante, mais ou menos motivado, mais ou menos confiante, cabe a um bom parceiro de treino, "ler" a pessoa que tem à frente e fazê-la crescer treino após treino.

Um bom parceiro de treino toma conta e garante que o outro saia do tapete mais conhecedor de si próprio e que leve para casa um pormenor que não sabia sobre si...

Susana Rodrigues